CIA anda a espiar e controlar iPhones à distância desde 2008

Fonte: http://www.jn.pt/mundo/interior/cia-anda-a-espiar-e-controlar-iphones-a-distancia-desde-2008-5745705.html

A CIA anda a espiar telemóveis iPhone desde 2008, um ano depois destes aparelhos terem chegado ao mercado, revelam documentos divulgado pela Wikileaks, esta quinta-feira.

Segundo a WikiLeaks, a CIA infeta os telemóveis com um programa chamado “NightSkies” (NS), que lhes permite assumir o controlo e vigiar o dispositivo.

Num dos documentos divulgados esta quinta-feira, a agência descreve quais os procedimentos a adotar para controlar completamente um iPhone 3G (lançado em 2008). Nos ficheiros, pode ler-se que é necessário instalar fisicamente o programa no dispositivo móvel. Uma vez instalado, o NS corre no telemóvel de forma oculta e envia informações assim que deteta que o telemóvel está a ser utilizado.

A CIA confirma também que é possível utilizar o mesmo sistema em computadores portáteis Apple. Neste caso especifico, a agência refere que através de uma combinação de aplicações (incluindo a “NightSkies”), é possível recolher informações pessoais de qualquer utilizador de um portátil MacbookAir, desde que as ferramentas estejam instaladas.

A revista “Forbes” diz, esta semana, que a Wikileaks entrou em contacto com algumas empresas afetadas como a Apple, Google e a Microsft para discutir esta questão.

Recorde-se que os documentos agora divulgados pela Wikileaks, são a segunda parte de uma série de documentos confidenciais, que visam denunciar técnicas da CIA para piratear equipamentos informáticos e de comunicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.