Prémio Interescolas “saúde e multiculturalidade” No âmbito do Ano Europeu do Cidadão, assinalado pela União Europeia em 2013, o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa lança o Prémio Interescolas Católica/Ciência e Saúde 2013, denominado "Saúde e Multiculturalidade". A iniciativa, dirigida aos alunos do 10.º, 11.º e 12.º anos do curso de Ciências e Tecnologias, pretende promover um maior conhecimento e entendimento das diferentes culturas, fomentando uma maior interligação, procurando afirmar-se como elemento potenciador de inclusão. As escolas devem efetuar a inscrição online das suas equipas até 7 de fevereiro. A iniciativa conta com o apoio da Direção-Geral da Educação, entre outros parceiros.
Para participar, é necessário formar uma equipa de dois alunos da mesma escola; esses alunos têm de elaborar um breve ensaio em que selecionem outro(s) país(es) ou cultura(s) e procurem responder a diversas questões, designadamente: – Como promovem a saúde? – Têm um programa de vacinação diferente no país de origem? – Quais os seus hábitos alimentares? O que consideram ser uma dieta saudável? – Quais as suas maiores preocupações em termos de saúde? – Existem fatores culturais que os profissionais de saúde em Portugal devam ter em consideração quando prestam cuidados a cidadãos desse país/cultura?
Os ensaios devem ser enviados até 11 de março. São atribuídos prémios às três equipas vencedoras.
RBE – Candidatura "Ideias com Mérito 2013" O Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) tem em curso até 15 de fevereiro de 2013 a Candidatura "Ideias com Mérito 2013", que pretende identificar, selecionar e apoiar as experiências mais consistentes e difundir as práticas melhor concretizadas em escolas da Rede.
Podem candidatar-se as escolas integradas na Rede com projetos da responsabilidade da biblioteca escolar elaborados em parceria com outros elementos da escola, de outras escolas/ agrupamentos, bibliotecas municipais/ autarquias, centros de formação, escolas superiores de educação, universidades, associações culturais e outras instituições.
As candidaturas podem ser apresentadas por escolas não agrupadas e agrupamentos. Independentemente do número de instituições envolvidas no projeto, a proposta de candidatura terá que ser formalizada por uma única escola, sendo a coordenação geral do projeto assumida pelo professor bibliotecário. A apresentação das candidaturas é feita mediante preenchimento do respetivo formulário, acessível através do Sistema de Informação da RBE.
Mais informações ou esclarecimentos sobre o processo de candidatura poderão ser solicitadas, por correio eletrónico, para candidatura2013@mail-rbe.org ou através do Serviço de Apoio RBE.
|