OMS recomenda curso de educação sexual nas escolas

http://www.rcmpharma.com/actualidade/saude/10-03-14/oms-recomenda-curso-de-educacao-sexual-nas-escolas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende a importância da criação de cursos de educação sexual nas escolas para estudantes a partir dos 12 anos, para os familiarizar com o uso de contraceptivos, avança a agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias.

A orientação faz parte das novas recomendações publicadas esta semana pela OMS sobre o acesso aos contraceptivos para evitar a gravidez indesejada e informações sobre a educação sexual.

“A pesquisa mostra que a idade ideal é de 12 anos, 13 anos, mas já podemos começar a (falar sobre o assunto aos adolescentes com) 10 anos”, disse aos jornalistas a directora do Departamento de Pesquisas e Saúde Reprodução da OMS, Marleen Temmerman.

Para a responsável, a educação sexual deve ser feita em “casa” e também “na escola”, porque “a maioria dos pais não o fazem em casa”, especialmente nos países africanos.

A agência da ONU estima que pelo menos 222 milhões de mulheres no mundo não têm acesso a contraceptivos.

As novas directivas da OMS recomendam, nomeadamente, que qualquer pessoa que pretenda usar os anticoncepcionais tenha acesso à informação sobre os vários métodos existentes.

“A outra medida importante é ter programas de educação sexual com uma precisão científica para os jovens”, refere a OMS, indicando que estes programas devem fornecer “informações sobre como usar e adquirir contraceptivos”, especialmente às mulheres, raparigas e casais.

A OMS espera que os adolescentes tenham oportunidade de usar os anticoncepcionais sem a necessidade de obter autorização dos pais ou outros adultos.

Fonte: Lusa/Diário de Notícias
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3724646

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.