Ciclo de Conferências "Escrever para Crianças e Jovens, Hoje – Que Leitores queremos?" Vai decorrer entre 16 de fevereiro e 23 de março, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e também no Porto, em local e datas a anunciar, um Ciclo de Conferências promovido pela Editora Leya, subordinado ao tema "Escrever para Crianças e Jovens, Hoje – Que Leitores queremos?".
A iniciativa pretende discorrer sobre diversas questões relacionadas com o tema escolhido, entre elas, as responsabilidades que devem ser atribuídas a editores, escritores e professores/escola. Em debate vão estar também duas outras temáticas: as relações entre o público-alvo e a necessária missão educativa dos livros; tipo de literatura que fomenta a leitura crítica, exigente, responsável.
Enunciam-se a seguir as conferências a realizar em Lisboa e a respetiva calendarização: – 16 fevereiro: Literatura para crianças e jovens ou «A literatura não tem idade»?; – 23 fevereiro: Políticas de leitura e mediação cultural: democratização; – 9 março: Responsabilidade pedagógica e social e criação literária: democracia; – 23 março: Internacionalização: o global e o glocal.
O Porto irá acolher duas outras conferências: – «A Literatura não tem idade»: Políticas de leitura; – Mediação cultural e criação em contexto global.
Programa o Mundo na Escola
– A exposição Física no dia-a-dia é uma versão adaptada de uma exposição produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho. Utilizando objetos do quotidiano, explicam-se vários princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.
O objetivo da itinerância é possibilitar a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica. Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental até Maio de 2013.
A exposição está em exibição até 8 de Fevereiro de 2013, na Escola Básica 2/3 de Penacova e na Escola Básica de José Malhoa, de Figueiró dos Vinhos.
– O Concurso Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em suporte audiovisual dirigido às escolas.
O Mundo na Escola vai publicar no seu site, todos os meses, uma ou duas perguntas sobre temas científicos ou tecnológicos e desafia os estudantes do ensino básico e secundário, com o apoio de professores, a tentar responder-lhes. As perguntas pretendem despertar a curiosidade e a imaginação dos estudantes, obrigando-os a um esforço colaborativo de pesquisa, de criatividade e de inovação.
|