CIREP – Boletim Informativo n.º 52

Estão disponíveis as compilações do Boletim Informativo de 2005 a 2011, de 2012 e de 2013.

Boletim Informativo n.º 52 – 23/04/2014

Publicado em Diário da República

Portaria n.º 91/2014. D.R. n.º 79, Série I de 2014-04-23, do Ministério da Educação e Ciência
Determina a realização de provas obrigatórias para o ingresso na licenciatura em Educação Básica.

Despacho n.º 5552/2014. D.R. n.º 79, Série II de 2014-04-23, do Ministério das Finanças – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública
Regulamento da tramitação dos procedimentos de recrutamento e seleção dos cargos de direção superior na administração pública.

Despacho n.º 5562/2014. D.R. n.º 79, Série II de 2014-04-23, do Ministério da Educação e Ciência – Secretaria-Geral
Delegação de competências na diretora de serviços de Gestão de Recursos Humanos, em regime de substituição, licenciada Maria Isabel Duarte Esteves Nunes dos Santos.

Diplomas para Publicação em Diário da República


Gabinetes da Ministra de Estado e das Finanças e do Secretário de Estado do Ensino Superior

— Despacho – Fixa o valor dos emolumentos a cobrar pelo registo da criação de cursos técnicos superiores profissionais e pelas alterações ao registo.

Gabinete do Ministro da Educação e Ciência

— Despacho – Prorroga o período dos manuais escolares atualmente adotados da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católicas dos 1.º, 5.º, 7.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade.

Informações Gerais

Todos juntos podemos ler

A Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos da Direção-Geral de Educação conceberam um projeto conjunto denominado “Todos juntos podemos ler”, que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.

Perante a crescente inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular, as bibliotecas escolares veem-se, hoje, confrontadas com a imprescindibilidade de responder a uma população escolar com competências diversas e que requer, em muitas situações, meios tecnológicos diferenciados de acesso à leitura.

Criar bibliotecas escolares inclusivas, que assegurem reais oportunidades de leitura para todos os alunos, é talvez um dos maiores desafios colocados às bibliotecas, que se devem assumir como espaço de excelência para o desenvolvimento da literacia e como garante da igualdade de oportunidades quer em contexto sócio-cultural, quer em situação de aprendizagem.

Estão disponíveis para consulta as listas de escolas selecionadas nos anos letivos de 2012/13 e 2013/14.

“DÓING – oficina aumentada”

“DÓING – oficina aumentada” é o novo espaço do Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva. É uma oficina, um ateliê de costura, um estúdio de prototipagem, uma pista de lançamento de grandes ideias… É um espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. São mais de 500 m2 de atividades para makers, curiosos e engenhosos, nerds e geeks, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas.

A Dóing divide-se em duas áreas. A área Tinkering contém actividades abertas que nos fazem pensar com as mãos, levando-nos a contornar obstáculos e superar-nos a nós mesmos. Os desafios são diversos: explorar circuitos elétricos, construir aviões de papel e testar a sua aerodinâmica, criar percursos para que um berlinde se desloque entre dois pontos da forma mais rápida, mais lenta ou qualquer outro desafio a que o visitante se proponha. É um espaço de inovação e criatividade destinado a escolas e famílias.

A área Maker é um espaço de produção, onde os visitantes podem desenvolver os seus próprios projetos. Desde a construção de peças de roupa e joalharia com componentes eletrónicos, à impressão de objetos com impressoras 3D, passando pela fabricação de pequenos gadgets, este é um espaço onde as ideias ganham forma.

As áreas serão dinamizadas com atividades e workshops regulares em colaboração com artistas, investigadores e artesãos, combinando arte, ciência e tecnologia.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.

Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Erika Borges
Colaboração — Anabela Cubal; Dulcinea Cardim; Raquel Colaço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.