Todos juntos podemos ler
A Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Sócioeducativos da Direção-Geral de Educação conceberam um projeto conjunto denominado “Todos juntos podemos ler”, que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.
Perante a crescente inclusão de alunos com necessidades educativas especiais nas escolas do ensino regular, as bibliotecas escolares veem-se, hoje, confrontadas com a imprescindibilidade de responder a uma população escolar com competências diversas e que requer, em muitas situações, meios tecnológicos diferenciados de acesso à leitura.
Criar bibliotecas escolares inclusivas, que assegurem reais oportunidades de leitura para todos os alunos, é talvez um dos maiores desafios colocados às bibliotecas, que se devem assumir como espaço de excelência para o desenvolvimento da literacia e como garante da igualdade de oportunidades quer em contexto sócio-cultural, quer em situação de aprendizagem.
Estão disponíveis para consulta as listas de escolas selecionadas nos anos letivos de 2012/13 e 2013/14.
“DÓING – oficina aumentada”
“DÓING – oficina aumentada” é o novo espaço do Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva. É uma oficina, um ateliê de costura, um estúdio de prototipagem, uma pista de lançamento de grandes ideias… É um espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. São mais de 500 m2 de atividades para makers, curiosos e engenhosos, nerds e geeks, pequenos com grande lata e grandes com pequenas pancadas.
A Dóing divide-se em duas áreas. A área Tinkering contém actividades abertas que nos fazem pensar com as mãos, levando-nos a contornar obstáculos e superar-nos a nós mesmos. Os desafios são diversos: explorar circuitos elétricos, construir aviões de papel e testar a sua aerodinâmica, criar percursos para que um berlinde se desloque entre dois pontos da forma mais rápida, mais lenta ou qualquer outro desafio a que o visitante se proponha. É um espaço de inovação e criatividade destinado a escolas e famílias.
A área Maker é um espaço de produção, onde os visitantes podem desenvolver os seus próprios projetos. Desde a construção de peças de roupa e joalharia com componentes eletrónicos, à impressão de objetos com impressoras 3D, passando pela fabricação de pequenos gadgets, este é um espaço onde as ideias ganham forma.
As áreas serão dinamizadas com atividades e workshops regulares em colaboração com artistas, investigadores e artesãos, combinando arte, ciência e tecnologia.
|