Exposição “Insetos em Ordem”
A exposição “Insetos em Ordem”, que se encontra patente no Convento de São Francisco em Santarém é uma iniciativa de O Mundo na Escola, um programa do Ministério da Educação e Ciência.
Santarém é assim o segundo ponto geográfico desta exposição itinerante que percorrerá o país, tendo começado a 10 de Novembro, na Casa Andersen do Jardim Botânico da Universidade do Porto, onde recebeu 7164 visitas. Trata-se de uma chave dicotómica de insetos, sob a forma de um jogo de pista, visual, intuitivo e lúdico, que já se mostrou capaz de envolver jovens de todas as idades.
Esta mostra foi desenvolvida e exibida entre 2010 e 2011 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), em Lisboa, e foi a primeira exposição científica montada em território nacional com direito a crítica por parte da prestigiada revista científica Science. É comissariada pelas biólogas Patrícia Garcia Pereira (MNHNC) e Eva Monteiro (Tagis).
A itinerância de exposições já realizadas e de reconhecido mérito, levando-as ao encontro das comunidades escolares com menos acesso a este tipo de projetos, é um dos objetivos do programa O Mundo na Escola.
I Encontro Internacional da Casa das Ciências
Vai realizar-se nos dias 21 e 22 de março de 2013, nas instalações da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o I Encontro Internacional da Casa das Ciências, subordinado ao tema «A Utilização de Recursos Digitais em Contexto de Aprendizagem».
Trata-se de uma iniciativa do Portal Gulbenkian para Professores – Casa das Ciências, que tem como objetivo refletir sobre um conjunto de questões essenciais que decorrem do aumento exponencial da velocidade de transmissão de dados através das redes de comunicação com a omnipresença da Internet. O encontro pretende constituir um complemento de formação para os docentes em Ciência de todos os níveis de ensino em Portugal.
A iniciativa conta com a colaboração da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras, do Centro de Formação da Associação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e do Centro de Formação da Associação de Escolas António Sérgio.
Estarão em debate, entre outras, questões como a fiabilidade da informação científica disponibilizada na Web, o processo de aferição do valor e rigor dos recursos digitais ligados à Ciência, bem como o peso efetivo que a Internet tem na aprendizagem dos alunos.
Trata-se de uma ação de formação acreditada, na modalidade de curso de 15 horas.
A língua oficial do encontro é o português, podendo ser aceites comunicações em castelhano e inglês. As comunicações devem ser submetidas até 17 de fevereiro, por e-mail, para submissao.iei@casadasciencias.org.
Exposições no MEC No edifício do Ministério de Educação e Ciência, na Av.ª 5 de Outubro, durante todo o mês de janeiro, está patente uma exposição do Plano Nacional de Leitura / Ministério da Educação e Ciência e outra exposição do Programa “O Mundo na Escola”.
A exposição do Plano Nacional de Leitura (PNL) propõe-nos cinco retratos de leitores mergulhados no ato de ler: o médico e cientista António A. Coutinho, a atriz Beatriz Batarda, a pintora Graça Morais, o professor de Direito Marcelo Rebelo de Sousa e o músico Rodrigo Leão. Representando diferentes áreas da sociedade portuguesa, estas cinco personalidades têm como traço comum o gosto pelos livros e o prazer proporcionado pela leitura. Para lá do seu valor estético, espera-se que estas fotografias sejam um convite à leitura, servindo para estimular nos cidadãos o desejo de ler, que pode ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar.
O Mundo na Escola é um programa do Ministério da Educação e Ciência que visa a promoção da cultura e da ciência nas escolas e pretende cobrir várias áreas de atividade.
|