MOVIMENTO CONTRA O DISCURSO DE ÓDIO
Tem como principal objetivo o combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online. O Discurso de Ódio engloba “todas as formas de expressão que propagam, incitam, promovem ou justificam o ódio racial, a xenofobia, a homofobia, o antissemitismo e outras formas de ódio baseadas na intolerância”.A internet dá-nos a possibilidade de criar, publicar, distribuir e consumir conteúdos fornecendo assim um espaço de completa participação, empenho e livre expressão pessoal. Com o desenvolvimento das Redes Sociais todos podemos participar no ciberespaço de formas muito diversas, desde o contato permanente com os nossos amigos e o desenvolvimento de novos contactos até à partilha de conteúdos e à exploração da nossa capacidade de nos exprimirmos. Este espaço online dá-nos novas oportunidades tais como aderir com outros a causas em que nos queremos empenhar e que nos preocupam.Mas também podemos igualmente ser vítimas e agentes de abusos e violações dos Direitos Humanos, entre as quais, o discurso de ódio em diversos formatos e o ciberbullying. O mundo online não deixa de ter valores. O discurso de ódio, como tal, não é um assunto novo na internet, nem no debate sobre direitos humanos. A sua dimensão online e o dano potencial que pode provocar em processos democráticos dá-nos novas razões para agir!
OBJETIVOS DA CAMPANHA
Sensibilizar para o discurso de ódio online e seus riscos para a democracia e promover a literacia nos meios de comunicação social e na internet;
Apoiar os jovens na defesa dos direitos humanos, online e offline;
Reduzir os níveis de tolerância ao discurso do ódio online;
Mobilizar e formar jovens ativistas de direitos humanos para trabalhar online;
Mostrar apoio e solidariedade para com pessoas e grupos alvos do discurso do ódio online;Desenvolver formas de participação da juventude e a cidadania digital.
Em resumo, pretende-se combater o racismo e a discriminação na sua expressão online, como discurso de ódio, e proporcionar aos jovens e às organizações de juventude as competências necessárias para reconhecer e agir contra este tipo de violação dos Direitos Humanos.O IPDJ coordena a implementação da estratégia e ações da Campanha a nível nacional com a colaboração e participação ativa de outras entidades e das Associações Juvenis procurando dinamizar junto dos jovens e da população em geral ações de campanha.A Campanha em Portugal desenvolver-se-á online e offline, em torno de alguns momentos fortes como sejam Ações de formação de ativistas online, entre julho e outubro, Seminários temáticos (final de 2013 e 2014) e Ações de informação/divulgação para o público em geral, acompanhando ainda a dinâmica europeia através de diversas outras iniciativas relacionadas, nomeadamente, com os Dias Europeus de Ação e as temáticas específicas propostas a nível europeu.