Boletim informativo CIREP n.º 53

Estão disponíveis as compilações do Boletim Informativo de 2005 a 2011, de 2012 e de 2013.

Boletim Informativo n.º 53 – 24/04/2014

Publicado em Diário da República

Despacho n.º 5587/2014. D.R. n.º 80, Série II de 2014-04-24, do Ministério da Educação e Ciência – Secretaria-Geral
Alteração do despacho de delegação de competências nas secretárias-gerais adjuntas.

Despacho n.º 5588/2014. D.R. n.º 80, Série II de 2014-04-24, do Ministério da Educação e Ciência – Secretaria-Geral
Delegação de competências no diretor de serviços de Documentação e Arquivo, em regime de substituição, licenciado Miguel Rui Cardoso Pessoa Infante.

Despacho n.º 5589/2014. D.R. n.º 80, Série II de 2014-04-24, do Ministério da Educação e Ciência – Secretaria-Geral
Delegação de competências na diretora de serviços de Mediação de Conflitos e do Contencioso, em regime de substituição, licenciada Bertolina Rosa dos Santos Tareco.

Diplomas para Publicação em Diário da República


Gabinete do Ministro da Educação e Ciência

— Despacho – Designa como membros da Comissão de Regulação do Acesso a Profissões os representantes da área da educação e do ensino superior.

Informações Gerais


3.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa

A Comissão Organizadora do CIAIQ2014 convida a comunidade a submeter propostas ao 3.º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, a realizar em Badajoz, nas instalações da Universidade da Extremadura, nos dias 14, 15 e 16 de Julho de 2014.

Os autores poderão submeter propostas de apresentação de trabalhos que se enquadrem nos objetivos e nas temáticas do Congresso, nomeadamente artigos científicos originais abordando revisões do estado da arte e novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, entre outros.

Neste congresso serão abordadas as seguintes temáticas:

  • Fundamentação e paradigmas de investigação qualitativa;
  • Sistematização de estudos com abordagens qualitativas;
  • Investigação qualitativa e métodos mistos.

O que mudavas na tua escola para gostares mais dela?

A IKEA, através do Fundo IKEA colabora III e com apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), convida as escolas públicas do 1.º ciclo do ensino básico a participar num projeto de sensibilização no âmbito da sustentabilidade, e a mostrarem como pequenas ideias sabichonas podem fazer uma grande diferença. Desafiam-se as crianças, com apoio dos professores, a apresentarem projetos de melhoria nas escolas para que sejam mais sustentáveis quer a nível social, quer a nível ambiental.

As escolas que apresentarem os 50 melhores projetos serão premiadas com um cartão presente IKEA no valor de 1.000 €, para aquisição de produtos IKEA a utilizar no âmbito de melhoria do espaço escolar. As 3 escolas com melhor pontuação terão também direito a uma “Aula Aberta” sobre sustentabilidade, dada por colaboradores da IKEA, assim como uma visita guiada a uma loja IKEA a definir.

Inscrições a efetuar pela direção da escola do ensino público até dia 9 de maio de 2014, na área privada do sítio da DGEstE.

Educação e inclusão escolar e social dos surdos

Até 17 de maio, a Escola Artística António Arroio abre espaços para o ciclo de conferências “Do Gesto à Voz: Educação de Surdos e Inclusão”, onde se pretende discutir princípios, partilhar saberes, estabelecer transições entre línguas e culturas, apresentar práticas e sentires diversos, elementos-chave na afirmação de um futuro educativo e social mais promissor para os surdos.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Erika Borges
Colaboração — Anabela Cubal; Dulcinea Cardim; Raquel Colaço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.