Vários alunos me têm questionado sobre a sua orientação vocacional. Esclareço que não sou orientador vocacional nem psicólogo escolar, pelo que a ajuda que posso dar é muito limitada. Consequentemente, recomendo vivamente que recolham toda a informação disponível nos Serviços de Psicologia e Orientação da Escola. 

Entretanto, existem alguns sites na internet que me parecem bastante úteis para uma primeira recolha de dados por parte dos interessados. Assim, quem estiver interessado em escolher uma profissão e/ou uma área de formação, deve começar por consultar os seguintes sites:

A todos, boas escolhas!

Posted in: Semibreve.
Last Modified: Novembro 18, 2008

2 thoughts on “Orientação vocacional

  1. Susana Serrano

    Olá Sérgio!
    Já cá tinha andado e no outro espaço também.
    Parecem-me os dois interessantes.
    Este post daria também uma ajuda aos meus alunos de 9º ano, da minha D.Turma. Estão um pouco desorientados e têm alguns preconceitos sobre os vários caminhos possíveis.
    Não fui ver todos os links que aqui puseste, mas se calhar vou copiá-los para eles.
    Um abraço, Susana

  2. Sérgio Lagoa

    Olá, Susana!

    Coloquei tantos testes vocacionais porque quando um indivíduo faz vários testes e os resultados são semelhantes, daí se pode depreender que existe alguma coerência e alguma constância às quais vale a pena prestar atenção. Claro que isso não invalida que cada um deva trilhar o caminho que escolhe; mas para muitos dos nossos alunos esta ajuda exploratória permite abrir um pouco mais os horizontes.

    Um abraço,

    Sérgio

Leave a reply

required

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.