CIREP: Boletim Informativo n.º 179 – 21/12/2012

Boletim Informativo n.º 179 – 21/12/2012

cabeçalho
Pode aceder aqui à compilação do Boletim Informativo desde 2005.

Boletim Informativo n.º 179 – 21/12/2012

Publicado em Diário da República

Aviso n.º 17013/2012. D.R. n.º 247, Série II de 2012-12-21, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Autorização das instalações do Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa.

Despacho n.º 16303/2012. D.R. n.º 247, Série II de 2012-12-21, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Regista a criação do curso de especialização tecnológica em Acompanhamento de Crianças e Jovens na Escola Superior de Educação Almeida Garrett.

Despacho n.º 16304/2012. D.R. n.º 247, Série II de 2012-12-21, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Regista a criação do curso de especialização tecnológica em Desportos de Natureza na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda.

Despacho n.º 16305/2012. D.R. n.º 247, Série II de 2012-12-21, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Altera o despacho n.º 8154/2011 (2.ª série), de 8 de junho, que registou a criação do curso de especialização tecnológica em Instalação e Manutenção de Espaços Verdes na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra.

Despacho n.º 16306/2012. D.R. n.º 247, Série II de 2012-12-21, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Alteração do despacho n.º 7590/2012 (2.ª série), de 1 de junho, que registou a criação do curso de especialização tecnológica em Manutenção Eletromecânica no Instituto Superior de Engenharia do Instituto Politécnico de Coimbra.


Informações Gerais

Olimpíadas Nacionais de Filosofia 2013

Estão abertas até 11 de janeiro de 2013 as inscrições (online) para as Olimpíadas Nacionais de Filosofia 2013, que vão decorrer nos dias 5 e 6 de abril, na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, Santarém.

Com a iniciativa pretende-se especificamente realizar uma competição nacional de Filosofia para os alunos do Ensino Secundário, bem como proporcionar oportunidades de partilha e de reflexão, para estudantes e para professores de Filosofia.

Pretende-se, também, selecionar dois representantes para as Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que vão decorrer em Odense, Dinamarca, entre 16 e 19 de maio.

Na iniciativa, promovida pela Associação para a Promoção da Filosofia (PROSOFOS), podem participar todos os estudantes matriculados no Ensino Secundário em Portugal, com idade máxima de 20 anos, feitos até 31 de dezembro do ano civil em que se realiza a prova.

Entre os objetivos gerais, salientam-se os seguintes:
– Promover a educação filosófica ao nível do Ensino Secundário;
– Contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, questionador e criativo;
– Promover a reflexão filosófica sobre a ciência, a arte e a vida pessoal e social;
– Cultivar a capacidade de reflexão ética, sobretudo no domínio dos temas/problemas do mundo contemporâneo.

Existem duas fases para realização de provas:
– 1.ª fase (eliminatória) – seleção interna dos alunos, a realizar pelas escolas;
– 2.ª fase – fase presencial, a realizar nos dias 5 e 6 de abril, na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

Para mais informações, consultar o sítio OLIMPÍADAS NACIONAIS DE FILOSOFIA.

I Encontro Internacional da Casa das Ciências

Vai realizar-se nos dias 21 e 22 de março de 2013, nas instalações da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o I Encontro Internacional da Casa das Ciências, subordinado ao tema «A Utilização de Recursos Digitais em Contexto de Aprendizagem». Trata-se de uma iniciativa do Portal Gulbenkian para Professores – Casa das Ciências, que tem como objetivo refletir sobre um conjunto de questões essenciais que decorrem do aumento exponencial da velocidade de transmissão de dados através das redes de comunicação com a omnipresença da Internet. O encontro pretende constituir um complemento de formação para os docentes em Ciência de todos os níveis de ensino em Portugal.

A iniciativa conta com a colaboração da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras, do Centro de Formação da Associação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e do Centro de Formação da Associação de Escolas António Sérgio.

Estarão em debate, entre outras, questões como a fiabilidade da informação científica disponibilizada na Web, o processo de aferição do valor e rigor dos recursos digitais ligados à Ciência, bem como o peso efetivo que a Internet tem na aprendizagem dos alunos. Participam na iniciativa especialistas nacionais e internacionais, contando-se entre eles representantes da Universidade de Coimbra, da Universidade de Toronto e da Universidade Politécnica de Madrid. Trata-se de uma ação de formação acreditada, na modalidade de curso de 15 horas.

A língua oficial do encontro é o português, podendo ser aceites comunicações em castelhano e inglês. As comunicações devem ser submetidas até 17 de fevereiro, por e-mail, para submissao.iei@casadasciencias.org.


Questionário

Tendo como objectivo conhecer a sua opinião e recolher sugestões para incrementar a eficiência na informação veiculada pelo Boletim Informativo, agradecemos a sua colaboração no preenchimento e envio deste breve questionário.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo,
ou solicitar a anulação da mesma.


Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Lucinda Duarte; Erika Borges; Judite Nozes
Colaboração — Raquel Colaço, Dulcinea Cardim, Anabela Cubal

rodape

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.