Max Weber, Os Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música

Entre os fundadores da sociologia, foi Max Weber (1864-1920) quem estudou e escreveu de modo mais sistemático e aprofundado sobre a arte, como mostra o seu trabalho dedicado à música moderna ocidental, Os Fundamentos Racionais e Sociológicos da Música. Neste texto menos difundido de Weber, o estudo da esfera artística e da música, em particular, constitui outra via de conjugar o tema de fundo das obras weberianas: o processo de racionalização, tendo por referência a especificidade das suas diversas manifestações no mundo ocidental moderno. Escrita por volta de 1911, a obra manteve-se, durante décadas, secundarizada no lugar de apêndice do livro Economia e Sociedade, de 1922. Traduzida nos EUA no final dos anos 50 do século XX, é actualmente considerada a peça fundadora da sociologia da música.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.