CIREP: Boletim Informativo n.º 19 – 30/01/2013

 

cabeçalho
Pode aceder aqui à compilação do Boletim Informativo desde 2005.

Boletim Informativo n.º 19 – 30/01/2013

Publicado em Diário da República

Declaração de Retificação n.º 6/2013. D.R. n.º 21, Série I de 2013-01-30, da Presidência do Conselho de Ministros – Secretaria-Geral
Retifica o Decreto-Lei n.º 7/2013, de 17 de janeiro, do Ministério da Educação e Ciência, que estabelece um regime excecional para a seleção e o recrutamento do pessoal docente dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência, publicado no Diário da República, n.º 12, 1.ª série, de 17 de janeiro de 2013.

Decreto-Lei n.º 17/2013. D.R. n.º 21, Série I de 2013-01-30
, do Ministério da Educação e Ciência
Reconhece o interesse público do Instituto Superior de Comunicação Empresarial enquanto estabelecimento de ensino politécnico não integrado.

Despacho n.º 1751/2013. D.R. n.º 21, Série II de 2013-01-30, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Ministro
Delegação de competências no secretário-geral do Ministério da Educação e Ciência, Dr. António Raúl da Costa Tôrres Capaz Coelho.


Diplomas para Publicação em Diário da República

Portarias do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior:

– Altera o regulamento do Concurso Local para a Candidatura à Matrícula e Inscrição no Curso de Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa;
– Autoriza a Universidade de Évora a realizar concurso local para a candidatura à matrícula e inscrição no seu curso de licenciatura em Teatro.


Informações Gerais

Ciclo de Conferências "Escrever para Crianças e Jovens, Hoje – Que Leitores queremos?"

Vai decorrer entre 16 de fevereiro e 23 de março, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e também no Porto, em local e datas a anunciar, um Ciclo de Conferências promovido pela Editora Leya, subordinado ao tema "Escrever para Crianças e Jovens, Hoje – Que Leitores queremos?".

A iniciativa pretende discorrer sobre diversas questões relacionadas com o tema escolhido, entre elas, as responsabilidades que devem ser atribuídas a editores, escritores e professores/escola. Em debate vão estar também duas outras temáticas: as relações entre o público-alvo e a necessária missão educativa dos livros; tipo de literatura que fomenta a leitura crítica, exigente, responsável.

Enunciam-se a seguir as conferências a realizar em Lisboa e a respetiva calendarização:
– 16 fevereiro: Literatura para crianças e jovens ou «A literatura não tem idade»?;
– 23 fevereiro: Políticas de leitura e mediação cultural: democratização;
– 9 março: Responsabilidade pedagógica e social e criação literária: democracia;
– 23 março: Internacionalização: o global e o glocal.

O Porto irá acolher duas outras conferências:
– «A Literatura não tem idade»: Políticas de leitura;
– Mediação cultural e criação em contexto global.

Programa o Mundo na Escola

– A exposição Física no dia-a-dia é uma versão adaptada de uma exposição produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, baseada na obra “A Física no dia-a-dia”, de Rómulo de Carvalho. Utilizando objetos do quotidiano, explicam-se vários princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.

O objetivo da itinerância é possibilitar a visita à exposição do maior número de alunos possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica. Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental até Maio de 2013.

A exposição está em exibição até 8 de Fevereiro de 2013, na Escola Básica 2/3 de Penacova e na Escola Básica de José Malhoa, de Figueiró dos Vinhos.

– O Concurso Saber Porquê é um concurso de divulgação de ciência em suporte audiovisual dirigido às escolas.

O Mundo na Escola vai publicar no seu site, todos os meses, uma ou duas perguntas sobre temas científicos ou tecnológicos e desafia os estudantes do ensino básico e secundário, com o apoio de professores, a tentar responder-lhes. As perguntas pretendem despertar a curiosidade e a imaginação dos estudantes, obrigando-os a um esforço colaborativo de pesquisa, de criatividade e de inovação.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo,
ou solicitar a anulação da mesma.

Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Lucinda Duarte; Erika Borges; Judite Nozes
Colaboração — Raquel Colaço, Dulcinea Cardim, Anabela Cubal

rodape

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.