Coluna de som poderá resolver investigação de homicídio

Um departamento de polícia dos EUA pediu à Amazon que permitisse acesso a dados possivelmente registados por uma coluna sem fios e ativada por voz, que poderá ter gravado o momento de um crime.

colunadesom

A coluna Echo, da Amazon, estava instalada e em funcionamento junto a um jacuzzi onde, em novembro de 2015, Victor Collins foi encontrado morto, com sinais de violência, em Bentonville, Arkansas. O homem tinha estado num convívio com amigos naquela casa, sendo o proprietário o suspeito do homicídio.

Apesar de o crime já ter mais de um ano, uma investigação do site “The Information” revelou agora que as autoridades tentaram ter acesso aos dados registados no servidor da empresa. Segundo o tribunal, a Amazon recusou aceder ao pedido judicial, por questões de privacidade dos clientes.

A empresa garante que não vai revelar informações sobre clientes “sem um pedido judicial válido e obrigatório”, disse a Amazon à BBC.

A polícia não sabe se poderá obter informação útil destes, mas conta encontrar um registo de som do crime, já que a coluna em questão tem um microfone permanentemente ativo, para responder a comandos de voz.

Sabe-se que a coluna começa a gravar quando ouve uma palavra-chave, mas, por vezes, fica ativa e a gravar quando há conversas perto dela, já que interpreta esse som como o início de um comando. O áudio é então enviado para os servidores da Amazon, que interpretam a gravação e indicam à coluna como responder ao comando.

O caso volta a abordar o dilema ético entre as necessidades da investigação judicial e o direito à privacidade, num mundo onde muita da nossa vida diária está registada em aparelhos eletrónicos.

Fonte: http://www.jn.pt/inovacao/interior/coluna-de-som-podera-resolver-investigacao-de-homicidio-5575877.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.