– III Congresso Ibérico Fenda Dixital 2012
Decorrem até 20 de novembro as inscrições para o III Congresso Ibérico, subordinado ao tema “A Fenda Dixital TIC/Escola e Desenvolvimento Local“, que vai realizar-se nos dias 23 e 24 de novembro, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim.
A iniciativa é dirigida, entre outros, a educadores de infância, professores de todos os níveis de ensino e outros profissionais interessados em refletir sobre as TIC e o seu papel.
O congresso pretende assumir-se como um espaço de encontro entre os profissionais da Galiza e de Portugal, incentivando o debate sobre o estado atual das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos contextos escolares e não escolares e, especificamente, sobre as possibilidades que as TIC nos oferecem na escola, bem como no desenvolvimento local.
– Fórum Nacional INQUIRE
Está aberta até 16 de novembro a inscrição no Fórum Nacional INQUIRE, que vai decorrer nos dias 21 e 22 de novembro, das 10h00 às 19h00, no Centro de Recursos Educativos do Jardim Botânico, em Lisboa.
A iniciativa, promovida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), pretende dar a conhecer o método IBSE (Inquiry Based Science Education) a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico das áreas das ciências e a educadores de museus, jardins botânicos, quintas pedagógicas, centros de ciência, entre outros.
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
– Exposição “A Física no dia-a-dia, na Escola”
O Programa O Mundo na Escola, do Ministério da Educação e Ciência, leva a efeito a Exposição itinerante “A Física no dia-a-dia, na Escola“, especialmente concebida para ser exibida dentro das escolas.
A itinerância tem como objetivo possibilitar a visita à exposição, destinada a alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, do maior número de estudantes possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica.
A primeira escola a receber a itinerância – de 5 a 17 de novembro – é a Escola Básica 2,3 Rainha Santa Isabel – Carreira – Leiria, a única escola que terá esta exposição na Região Centro.
Trata-se de um programa de itinerância de uma versão adaptada (sob a orientação científica de dois físicos, professores do Instituto Superior Técnico) e mais reduzida da exposição “A Física no dia-a-dia“, produzida pelo Pavilhão do Conhecimento e baseada na obra “A Física no dia-a-dia“, de Rómulo de Carvalho.
A exposição, marcante pela sua simplicidade, está organizada por divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim. Utilizando objetos do quotidiano, explicam-se vários princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, tais como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.
Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental até maio de 2013, devendo permanecer em cada local de acolhimento durante 2 semanas.
– Ateliê “A Mímica e o Cinema Mudo”
Decorrem até 20 de novembro as marcações para o ateliê “A Mímica e o Cinema Mudo“, que a Cinemateca Júnior (Palácio Foz – Praça dos Restauradores), em Lisboa, vai realizar no dia 24 de novembro, às 11h30, no âmbito da iniciativa “Sábados em Família“.
O ateliê, destinado aos mais novos, dos 4 aos 7 anos de idade, convida-os a visionar uma curta-metragem da época do mudo de um dos melhores cómicos do mundo, Charles Chaplin, o “Charlot“.
O ateliê, com duração aproximada de duas horas, dá a conhecer aos participantes um pouco da história do cinema mudo e leva-os a aprender a ler imagens e a expressar ações e emoções através da mímica, inventando e representando as próprias histórias.
|