Boletim Informativo n.º 155 – 05/11/2012

Boletim Informativo n.º 155 – 05/11/2012

cabeçalho
Pode aceder aqui à compilação do Boletim Informativo desde 2005.

Boletim Informativo n.º 155 – 05/11/2012

Publicado em Diário da República

Despacho n.º 14298/2012. D.R. n.º 213, Série II de 2012-11-05, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Altera o despacho n.º 12656/2010, de 5 de agosto, que registou a criação do curso de especialização tecnológica em Maneio e Utilização do Cavalo da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém.

Despacho n.º 14299/2012. D.R. n.º 213, Série II de 2012-11-05, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Altera o despacho n.º 12661/2010, de 5 de agosto, que registou a criação do curso de especialização tecnológica em Fotografia na Escola Superior de Design.

Despacho n.º 14300/2012. D.R. n.º 213, Série II de 2012-11-05, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Altera o despacho n.º 19546/2008, de 23 de julho, que registou a criação do curso de especialização tecnológica em Técnico de Laboratório na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu.


Diplomas para Publicação em Diário da República

Despacho do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar

Nomeia, em regime de substituição, para o cargo de diretora-regional da Direção Regional de Educação do Norte, a mestre Isabel Maria Azevedo Ferreira Cruz.


Informações Gerais

III Congresso Ibérico Fenda Dixital 2012

Decorrem até 20 de novembro as inscrições para o III Congresso Ibérico, subordinado ao tema “A Fenda Dixital TIC/Escola e Desenvolvimento Local“, que vai realizar-se nos dias 23 e 24 de novembro, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim.

A iniciativa é dirigida, entre outros, a educadores de infância, professores de todos os níveis de ensino e outros profissionais interessados em refletir sobre as TIC e o seu papel.

O congresso pretende assumir-se como um espaço de encontro entre os profissionais da Galiza e de Portugal, incentivando o debate sobre o estado atual das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos contextos escolares e não escolares e, especificamente, sobre as possibilidades que as TIC nos oferecem na escola, bem como no desenvolvimento local.

Fórum Nacional INQUIRE

Está aberta até 16 de novembro a inscrição no Fórum Nacional INQUIRE, que vai decorrer nos dias 21 e 22 de novembro, das 10h00 às 19h00, no Centro de Recursos Educativos do Jardim Botânico, em Lisboa.

A iniciativa, promovida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), pretende dar a conhecer o método IBSE (Inquiry Based Science Education) a professores do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico das áreas das ciências e a educadores de museus, jardins botânicos, quintas pedagógicas, centros de ciência, entre outros.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.

Exposição “A Física no dia-a-dia, na Escola”

O Programa O Mundo na Escola, do Ministério da Educação e Ciência, leva a efeito a Exposição itinerante “A Física no dia-a-dia, na Escola“, especialmente concebida para ser exibida dentro das escolas.

A itinerância tem como objetivo possibilitar a visita à exposição, destinada a alunos do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico, do maior número de estudantes possível, cobrindo grande parte do país e incidindo especialmente nas regiões com menor oferta científica.

A primeira escola a receber a itinerância – de 5 a 17 de novembro – é a Escola Básica 2,3 Rainha Santa Isabel – Carreira – Leiria, a única escola que terá esta exposição na Região Centro.

Trata-se de um programa de itinerância de uma versão adaptada (sob a orientação científica de dois físicos, professores do Instituto Superior Técnico) e mais reduzida da exposição “A Física no dia-a-dia“, produzida pelo Pavilhão do Conhecimento e baseada na obra “A Física no dia-a-dia“, de Rómulo de Carvalho.

A exposição, marcante pela sua simplicidade, está organizada por divisões de uma casa – quarto, sala, escritório, cozinha e jardim. Utilizando objetos do quotidiano, explicam-se vários princípios básicos da Física Clássica, trazendo uma nova visão do mundo que nos rodeia. As atividades oferecidas utilizam materiais simples, tais como clipes e pregos, espelhos e relógios, chaleiras e balanças de cozinha.

Está prevista a itinerância da exposição em 28 escolas de Portugal Continental até maio de 2013, devendo permanecer em cada local de acolhimento durante 2 semanas.

Ateliê “A Mímica e o Cinema Mudo”

Decorrem até 20 de novembro as marcações para o ateliê “A Mímica e o Cinema Mudo“, que a Cinemateca Júnior (Palácio Foz – Praça dos Restauradores), em Lisboa, vai realizar no dia 24 de novembro, às 11h30, no âmbito da iniciativa “Sábados em Família“.

O ateliê, destinado aos mais novos, dos 4 aos 7 anos de idade, convida-os a visionar uma curta-metragem da época do mudo de um dos melhores cómicos do mundo, Charles Chaplin, o “Charlot“.

O ateliê, com duração aproximada de duas horas, dá a conhecer aos participantes um pouco da história do cinema mudo e leva-os a aprender a ler imagens e a expressar ações e emoções através da mímica, inventando e representando as próprias histórias.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo,
ou solicitar a anulação da mesma.


Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Lucinda Duarte; Erika Borges; Judite Nozes
Colaboração — Raquel Colaço, Dulcinea Cardim, Anabela Cubal

rodape

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.