CIREP — Boletim Informativo n.º 156 – 06/11/2012

Boletim Informativo n.º 156 – 06/11/2012

cabeçalho
Pode aceder aqui à compilação do Boletim Informativo desde 2005.

Boletim Informativo n.º 156 – 06/11/2012

Publicado em Diário da República

Despacho n.º 14337/2012. D.R. n.º 214, Série II de 2012-11-06, do Ministério das Finanças – Autoridade Tributária e Aduaneira
Isenção de IRC, ao abrigo do artigo 10.º do Código do IRC, da Fundação da Universidade de Lisboa.

Despacho n.º 14365/2012. D.R. n.º 214, Série II de 2012-11-06, do Ministério da Educação e Ciência – Inspeção-Geral da Educação e Ciência
Designação de substituto legal do inspetor-geral.


Diplomas para Publicação em Diário da República

Despacho do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar

– Nomeia, em regime de substituição, para o cargo de diretor-regional adjunto da Direção Regional de Educação do Norte, Vasco António Soares Vieira Freitas.


Informações Gerais

Manual de Nutrição Infantil

Foi lançado no dia 15 de outubro o Manual de Nutrição Infantil, da autoria da coordenadora do Programa MUN-SI – Programa de Promoção de Saúde Infantil em Municípios. Trata-se de um guia prático com fichas de atividades para crianças do 1.º ciclo do ensino básico.

Com a utilização deste manual, pretende-se promover estilos de vida saudáveis em sala de aula. A construção do manual contou com a colaboração dos Municípios de Oeiras, Montijo, Seixal, Fundão e Viana do Castelo, de professores de 160 escolas do 1.º ciclo do ensino básico e, ainda, com a revisão do Ministério de Educação e Ciência.

Para saber mais sobre o Programa MUN-SI, consultar o sítio MUN-SI.

Concurso “Ideas on the Move” 
 
Um emprego ou a oportunidade de autoemprego tornou-se crucial para a geração mais jovem. Por esta razão, foi desenvolvido o projeto “Ideas on the Move” (“Ideias em Movimento”, projeto concebido para recolher as opiniões dos jovens europeus sobre o desemprego, o autoemprego, as políticas europeias de empreendedorismo e, simultaneamente, promover ideias empreendedoras, premiando e apoiando as mais valiosas.

O projeto é liderado pela Second University of Naples e a Association Giosef, ambas de Itália, no âmbito do programa europeu “Europe for Citizens”. A primeira fase do projeto, denominada “Innovation on the Move” (“Inovação em Movimento”) está a decorrer e consiste num concurso de ideias de negócio, aberto a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 35 anos, com propostas inovadoras em três áreas:

– A inovação empresarial (áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Economia Ecológica e Economia do Conhecimento);
– A utilidade social e cidadania responsável;
– Promoção e proteção do meio ambiente, património histórico, artístico e arquitetónico e turismo.

O prazo termina a 16 de Novembro de 2012. As 10 melhores propostas por país terão acesso à segunda fase do projeto “Discussion on the Move” (“Debate em Movimento”), que será concluída em Caserta, Itália, durante uma conferência de três dias e terão a oportunidade de disputar os prémios finais no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Para mais informações sobre as fases subsequentes do projeto e para aceder ao formulário de inscrição, visite o sítio do projeto, ou a página do Facebook.

Saúde Mental na Escola: da Gestão do Stresse Docente à Promoção do Bem-Estar Psicológico

Vai realizar-se no dia 23 de novembro, das 17h30 às 19h30, na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Porto (Foz), uma sessão dedicada ao tema “Saúde Mental na Escola: da Gestão do Stresse Docente à Promoção do Bem-Estar Psicológico”.

Trata-se de uma palestra no âmbito da iniciativa “Aprener a educar – Programa para Professores e Educadores“.

Considerando que a prevenção e o tratamento dos problemas de saúde mental constituem um dos maiores desafios em contexto escolar, a palestra pretende debater diversas questões em torno dessa temática, entre elas, a forma como os professores, sujeitos atualmente a níveis crescentes de stresse, podem gerir as dificuldades quotidianas e também qual o papel dos professores na saúde mental dos seus alunos.

As inscrições devem efetuar-se até 16 de novembro.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo,
ou solicitar a anulação da mesma.


Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Lucinda Duarte; Erika Borges; Judite Nozes
Colaboração — Raquel Colaço, Dulcinea Cardim, Anabela Cubal

rodape

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.