CIREP 55

cabeçalho
Estão disponíveis as compilações do Boletim Informativo de 2005 a 2011, de 2012 e de 2013.

Boletim Informativo n.º 55 – 30/04/2014

Publicado em Diário da República

Despacho n.º 5709/2014. D.R. n.º 83, Série II de 2014-04-30, dos Ministérios da Economia e da Educação e Ciência – Gabinetes do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade e da Secretária de Estado da Ciência
Despacho conjunto que reconhece a idoneidade do CAEP – Centro Avançado de Estudos e Pesquisas Ltda., em matéria de investigação e desenvolvimento.

Aviso n.º 5480/2014. D.R. n.º 83, Série II de 2014-04-30, do Ministério da Educação e Ciência – Secretaria-Geral
Eleição dos Corpos Gerentes da Academia das Ciências de Lisboa.

Diplomas para Publicação em Diário da República

Gabinete do Ministro da Educação e Ciência

 

— Despacho – Determina o alargamento e candidaturas de cursos vocacionais no ensino básico e e no ensino secundário a partir do ano letivo de 2014-2015.

— Declaração – Reconhece a CPA- Atividades Educativas, S.A., titular do Colégio Pedro Arrupe, estabelecimento de ensino particular, com atividades regulares consideradas de interesse educacional.

Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior

— Aviso – Contrato-programa de Desenvolvimento Desportivo do Ensino Superior, celebrado entre o Ministério da Educação e Ciência e a Federação Académica do Desporto Universitário.

Gabinete da Secretária de Estado da Ciência

— Despacho – Reconhece a idoneidade da Priberam Informática, S.A., em matéria de investigação e desenvolvimento.

 

Informações Gerais


Seminário “Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania”

Vai realizar-se no dia 9 de maio de 2014, na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, Lisboa, o Seminário “Agentes de educação ambiental, contributos de participação e cidadania”, organizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental para a Sustentabilidade (GTEAS), o qual integra representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Direção-Geral da Educação (DGE), da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Este evento tem por objetivo divulgar o trabalho desenvolvido pela rede de docentes em mobilidade ao abrigo do protocolo de cooperação entre as tutelas do Ambiente e da Educação. Esta bolsa de professores, destacados em organizações não-governamentais de ambiente de âmbito nacional, desenvolve projetos de educação ambiental para a sustentabilidade sob diversas metodologias e diferentes temáticas junto das comunidades escolares e a população em geral.

A inscrição é gratuita e obrigatória, terminando o prazo a 5 de maio de 2014.

Massive Open Online Course (MOOC) SeguraNet

A Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com o Centro de Competência de Tecnologias da Informação e Comunicação (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) e a colaboração de professores da Universidade de Coimbra, Universidade Fernando Pessoa e Universidade de Évora, promove um curso de formação em linha aberto (MOOC), de caráter gratuito, no âmbito do projeto SeguraNet, que irá decorrer entre 5 de maio e 4 de junho de 2014.

Esta formação é dirigida a docentes, de estabelecimentos públicos ou privados, que tenham interesse em conhecer o projeto SeguraNet, bem como às Direções e Coordenações dos Agrupamentos/das Escolas e técnicos superiores (psicólogos, por exemplo) que estejam ligados a programas de Segurança Digital nas escolas.

Os três módulos que o constituem são da responsabilidade científica de professores universitários e as temáticas selecionadas, bem como a calendarização prevista para cada um dos módulos, são as seguintes:
Módulo 1: Cyberbullying – de 5 a 14 de maio de 2014;
Módulo 2: Redes Sociais – de 15 a 25 de maio de 2014;
Módulo 3: Recursos Educativos Digitais: para uma Internet mais segura – de 26 de maio a 4 de junho de 2014.

Dias da Música no Centro Cultural de Belém – 2, 3 e 4 Maio de 2014

O evento Projetar o Futuro com Arte nos Dias da Música em Belém resulta de uma parceria entre a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional e o CCB, e consiste numa programação de oito concertos executados por alunos de nível secundário, que frequentam cursos de música do ensino artístico especializado e do ensino profissional, de todo o país. A solo, em música de câmara ou em orquestra, com instrumentações diversificadas, promove-se a aproximação da comunidade educativa do ensino da música, esperando proporcionar-se um momento inesquecível na expectativa de projetarmos no futuro estes artistas jovens e promissores.

Nesta edição dos Dias da Música propõe-se uma reflexão sobre esta mudança dos tempos tal como nos é narrada através da música, ao longo de todas as épocas, revelando o maravilhoso mundo do espírito de mudança que anima a evolução da humanidade.

São três dias de festa com mais de 60 concertos em que, num ambiente informal, poderemos ouvir todo o tipo de música inspirada na grande História, nas grandes Revoluções, nos grandes Pontos de Viragem, onde não faltarão as referências aos 100 anos da 1ª Guerra Mundial e 75 da Segunda, à Revolução Francesa e às Invasões Napoleónicas, aos 40 anos do 25 de Abril, e até a compositores, efemérides em 2014, que mudaram a história da música como CPE Bach (300 anos do nascimento), Jean-Philippe Rameau (250 anos da morte) e Richard Strauss (150 anos do nascimento).


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.

Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Erika Borges
Colaboração — Anabela Cubal; Raquel Colaço

rodapé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.