DocEscolas // PANORAMA – 8.ª Mostra do Documentário Português
A Apordoc – Associação pelo Documentário é uma instituição cultural sem fins lucrativos, que pretende ser um espaço de encontro e discussão permanente, estimulando e promovendo uma cultura do documentário a todos os níveis, em todo o território nacional: produção de filmes, distribuição em sala, noutras plataformas e no espaço televisivo, fomentando o desenvolvimento da área de programação de documentários e de projetos de literacia visual.
Este ano, o Serviço Educativo da Apordoc – Associação pelo Documentário, anuncia, pela primeira vez, a programação do DocEscolas, no âmbito do PANORAMA – 8.ª Mostra do Documentário Português, que decorrerá entre 9 e 15 de Maio de 2014.
O DocEscolas apresenta quatro sessões gratuitas, que associam a visualização de documentários a encontros e conversas que acompanham os filmes. A mostra, dirigida a todos os níveis de ensino, articula-se e complementa os conteúdos programáticos de várias disciplinas, promovendo o conhecimento curricular e extra curricular, o reportório cultural e científico, a sensibilidade e o interesse pelo cinema documental.
Seminário “Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online”
No dia 24 de maio de 2014, a Direção-Geral da Educação irá promover um seminário inserido na campanha “Movimento Contra o Discurso de Ódio – Jovens pelos Direitos Humanos Online”, na sede da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos (Praça da Estrela, n.º 12,1.º), em Lisboa.
Este seminário tem como público-alvo os docentes de todos os níveis de educação e ensino.
A participação neste evento é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, a efetuar até ao dia 15 de maio de 2014.
Num instante… o Património! – 7.ª edição
Arrancou, no dia 17 de abril de 2014, mais uma edição do passatempo nacional de fotografia Num instante… o Património!, organizado pela Direção-Geral do Património Cultural.
A iniciativa integra-se na Experiência Fotográfica Internacional dos Monumentos (EFIM) do Conselho da Europa.
Este passatempo dirige-se a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos, de naturalidade portuguesa ou residentes em território nacional, que queiram capturar numa fotografia inédita a beleza do património do nosso país: novos olhares sobre os monumentos e os sítios, novas paisagens para os mesmos locais simbólicos, novos ângulos para as mesmas perspetivas históricas.
O passatempo decorre até 25 de maio de 2014.
|