CIREP 63

cabeçalho
Estão disponíveis as compilações do Boletim Informativo de 2005 a 2011, de 2012 e de 2013.

Boletim Informativo n.º 63 – 15/05/2014

Publicado em Diário da República

Portaria n.º 105/2014. D.R. n.º 93, Série I de 2014-05-15, do Ministério da Educação e Ciência
Cria o curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria na Escola Superior de Saúde de Santarém do Instituto Politécnico de Santarém.

Despacho n.º 6366/2014. D.R. n.º 93, Série II de 2014-05-15, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior
Subdelegação de competências na Reitora da Universidade de Évora, Professora Doutora Ana Maria Ferreira da Silva da Costa Freitas.

Despacho n.º 6367/2014. D.R. n.º 93, Série II de 2014-05-15, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Altera o despacho n.º 26522/2008 (2.ª série), de 21 de outubro, modificado pelo despacho n.º 1487/2013 (2.ª série), de 24 de janeiro, que registou a criação do curso de especialização tecnológica em Promoção Turística e Cultural na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança.

Diplomas para Publicação em Diário da República

Gabinete da Ministra de Estado e das Finanças e Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior

— Despacho – Nomeia o fiscal único da Universidade do Minho.

Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar

— Despacho – Ratifica todos os atos praticados pela Diretora-Geral de Estatística da Educação e Ciência, Professora Doutora Luísa Canto e Castro Loura.

Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário

— Despacho – Define a composição do Júri Nacional de Exames.

Informações Gerais

Encontro Kodu/Scratch – Computação Criativa

No dia 31 de maio, o Centro de Competências TIC Softciências irá realizar o Encontro Kodu/Scratch – Computação Criativa, no Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Este evento destina-se a todos os docentes – do ensino Pré-Escolar ao Secundário – que pretendam conhecer as potencialidades do Kodu Game Lab, um projeto da Microsoft, que possibilita a criação de jogos sem necessitar de ter conhecimentos aprofundados de programação. Esta é uma poderosa ferramenta para a motivação e o envolvimento das crianças e jovens, sobretudo porque lhes permite, para além de jogar, criar os seus próprios jogos, desenvolvendo o seu raciocino lógico e a sua capacidade de resolução de problemas.

O Scratch é um programa com muito potencial para o ensino e aprendizagem, por permitir que utilizadores de todos os ciclos de ensino, exercitem a sua criatividade, o raciocínio científico, lógico e matemático, e desenvolvam variadíssimas competências, específicas e transversais, de forma interativa e lúdica.

1ª Mostra Infantil de Humor Gráfico sobre a Educação Ambiental

“Dos Rios aos Oceanos: percursos entre muitas histórias” é um projeto de atividades educativas, concebido e desenvolvido pela ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental, a partir de uma iniciativa da Comissão Europeia, promovida pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), na qualidade de Organismo Intermediário responsável pela execução do Plano de Comunicação para informação sobre a União Europeia em Portugal.

Uma das atividades do projeto resulta numa mostra infantil, de alcance nacional, de humor gráfico no âmbito da Educação Ambiental. As crianças terão oportunidade de produzir desenhos humorísticos (cartoons), apresentando as suas ideias. Pretende-se gerar reflexão sobre as questões ambientais em Portugal, na Europa e em todo o mundo, tendo como base os princípios da Carta Europeia da Água.

As inscrições terminam a 25 de maio de 2014.

Formação «Jogo Teatral e Improvisação nas Aulas de Língua»

A Associação Portuguesa dos Professores de Francês (APPF) organiza uma formação acreditada de 25 horas sobre «Jogo Teatral e Improvisação nas Aulas de Língua», nos dias 24, 30 e 31 de maio e 7 de junho de 2014, destinada a professores dos grupos disciplinares 300 e 320.

Este curso de formação realizar-se-á no Agrupamento de Escolas Damião de Goes, em Alenquer, e no Institut Français du Portugal, em Lisboa.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.

Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Erika Borges
Colaboração — Anabela Cubal; Raquel Colaço

rodapé

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.