CIREP 68

cabeçalho
Estão disponíveis as compilações do Boletim Informativo de 2005 a 2011, de 2012 e de 2013.

Boletim Informativo n.º 68 – 23/05/2014

Publicado em Diário da República

Decreto-Lei n.º 83-A/2014. D.R. n.º 99, Suplemento, Série I de 2014-05-23, do Ministério da Educação e Ciência
Procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, que estabelece o regime de seleção, recrutamento e mobilidade do pessoal docente para os estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência.

Despacho n.º 6808/2014. D.R. n.º 99, Série II de 2014-05-23, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar
Ratifica todos os atos praticados pela Diretora-Geral de Estatística da Educação e Ciência, Professora Doutora Luísa Canto e Castro Loura.

Despacho n.º 6809/2014. D.R. n.º 99, Série II de 2014-05-23, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar
Define as regras para obtenção das habilitações profissionais para a docência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.

Diplomas para Publicação em Diário da República

Gabinete do Ministro da Educação e Ciência

— Declaração – Reconhece que a JOBRA – Associação de Jovens da Branca, titular do Conservatório de Música da Jobra, é um estabelecimento de ensino artístico especializado de música e dança que prossegue atividades regulares consideradas de interesse educacional.


Informações Gerais


O papel da Escola na fruição dos universos culturais

A Equipa de Educação Artística (EEA) da Direção-Geral da Educação (DGE), Ministério da Educação e Ciência, dará início ao 3º Ciclo de Conferências “O papel da Escola na fruição dos universos culturais”, no dia 31 de maio de 2014.

Mais uma vez, este 3º Ciclo de Conferências procura fazer um balanço sobre o modo como os diferentes intervenientes vivenciaram o Programa de Educação Estética e Artística em contexto escolar (PEEA).

Neste contexto, o conjunto de conferências a realizar tem como objetivo dar voz aos docentes, aos responsáveis de diferentes instituições culturais e às crianças, procurando debater e refletir as implicações das aprendizagens das artes em estreita colaboração com a cultura. Pretende-se saber como é que a escola pode ensinar as diferentes formas de arte, investindo as crianças e jovens de saberes para a fruição dos vários universos culturais, antecipando a cultura como uma necessidade no processo educativo.

Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa

O Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa resulta, desde 2013, de um protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Até esta data, o Prémio realizou-se em parceria com a União Latina.

Este Prémio visa promover a língua portuguesa como suporte de comunicação científica e técnica, distinguindo traduções de qualidade que tenham contribuído para o enriquecimento e rigor da terminologia científica e técnica.

Este Prémio distingue o tradutor de uma obra publicada entre janeiro e dezembro do ano anterior à sua atribuição.

São destinatários os tradutores com obras publicadas que não tenham sido objeto de qualquer prémio concedido por outra instituição. Não estão incluídas traduções de obras literárias, obras de natureza institucional, traduções de traduções e manuais de instruções.

O concurso está aberto até dia 16 de junho de 2014.

European Youth Awards

A competição European Youth Awards visa premiar a criatividade digital em sete categorias orientadas para a concretização dos objetivos definidos quer pelo Conselho da Europa, quer pela Europa 2020, apresentando as mais marcantes soluções digitais da Europa.

Esta competição destina-se a jovens com menos de 30 anos, programador/a informático/a e com interesse em ajudar a resolver alguns dos problemas sociais que grassam no continente europeu, poderás participar num desafio online.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo, ou solicitar a anulação da mesma.

Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Erika Borges
Colaboração — Anabela Cubal; Raquel Colaço

rodapé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.