CIREP: Boletim Informativo n.º 9 – 16/01/2013

Boletim Informativo n.º 9 – 16/01/2013

cabeçalho
Pode aceder aqui à compilação do Boletim Informativo desde 2005.

Boletim Informativo n.º 9 – 16/01/2013

Publicado em Diário da República

Declaração de retificação n.º 45-A/2013. D.R. n.º 10, Suplemento, Série II de 2013-01-15, do Ministério das Finanças – Gabinete do Ministro
Declaração de retificação ao Despacho n.º 796-B/2013, de 14 de janeiro, publicado no Diário da República n.º 9, 2.º Suplemento, Série II, de 14 de janeiro de 2013.

Declaração de Retificação n.º 2/2013. D.R. n.º 11, Série I de 2013-01-16, da Presidência do Conselho de Ministros – Secretaria-Geral
Retifica o Decreto-Lei n.º 3/2013, de 10 de janeiro, do Ministério da Solidariedade e da Segurança Social, que determina que durante o ano de 2013 o pagamento do montante adicional das pensões de invalidez, velhice e sobrevivência atribuídas pelo sistema de segurança social, referente ao mês de dezembro, relativamente aos pensionistas cuja soma das pensões seja igual ou superior a (euro) 600, e do subsídio de Natal dos aposentados, reformados e demais pensionistas da Caixa Geral de Aposentações, seja efetuado em duodécimos, publicado no Diário da República n.º 7, 1.ª série, de 10 de janeiro de 2013.

Despacho n.º 865/2013. D.R. n.º 11, Série II de 2013-01-16, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Ministro
Nomeia, em regime de substituição os dirigentes da Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares.

Despacho n.º 866/2013. D.R. n.º 11, Série II de 2013-01-16, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar
Visa aclarar os princípios e critérios que devem estar presentes na graduação dos candidatos da educação especial.

Despacho n.º 867/2013. D.R. n.º 11, Série II de 2013-01-16, do Ministério da Educação e Ciência – Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar
Formação profissional oferecida pela Universidade Católica aos docentes do ensino profissional em 2012/2013.

Aviso n.º 720/2013. D.R. n.º 11, Série II de 2013-01-16, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Regista a alteração da denominação do ISPA – Instituto Universitário de Psicologia Aplicada para ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida.

Aviso n.º 721/2013. D.R. n.º 11, Série II de 2013-01-16, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Regista a alteração da denominação do Instituto Politécnico de Saúde do Norte para CESPU – Instituto Politécnico de Saúde do Norte.

Despacho n.º 868/2013. D.R. n.º 11, Série II de 2013-01-16, do Ministério da Educação e Ciência – Direção-Geral do Ensino Superior
Regista a criação do curso de especialização tecnológica em Técnicas de Gerontologia na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu.


Diplomas para Publicação em Diário da República

Despacho do Gabinete do Ministro da Educação e Ciência:

– Nomeia, para o cargo de presidente do conselho de administração da Caixa de Previdência do Ministério da Educação e Ciência o Prof. Doutor António Manuel Dias Farinha.


Informações Gerais

Exposição “Insetos em Ordem”

A exposição “Insetos em Ordem”, que se encontra patente no Convento de São Francisco em Santarém é uma iniciativa de O Mundo na Escola, um programa do Ministério da Educação e Ciência.

Santarém é assim o segundo ponto geográfico desta exposição itinerante que percorrerá o país, tendo começado a 10 de Novembro, na Casa Andersen do Jardim Botânico da Universidade do Porto, onde recebeu 7164 visitas. Trata-se de uma chave dicotómica de insetos, sob a forma de um jogo de pista, visual, intuitivo e lúdico, que já se mostrou capaz de envolver jovens de todas as idades.

Esta mostra foi desenvolvida e exibida entre 2010 e 2011 no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MNHNC), em Lisboa, e foi a primeira exposição científica montada em território nacional com direito a crítica por parte da prestigiada revista científica Science. É comissariada pelas biólogas Patrícia Garcia Pereira (MNHNC) e Eva Monteiro (Tagis).

A itinerância de exposições já realizadas e de reconhecido mérito, levando-as ao encontro das comunidades escolares com menos acesso a este tipo de projetos, é um dos objetivos do programa O Mundo na Escola.

I Encontro Internacional da Casa das Ciências

Vai realizar-se nos dias 21 e 22 de março de 2013, nas instalações da Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, o I Encontro Internacional da Casa das Ciências, subordinado ao tema «A Utilização de Recursos Digitais em Contexto de Aprendizagem».

Trata-se de uma iniciativa do Portal Gulbenkian para Professores – Casa das Ciências, que tem como objetivo refletir sobre um conjunto de questões essenciais que decorrem do aumento exponencial da velocidade de transmissão de dados através das redes de comunicação com a omnipresença da Internet. O encontro pretende constituir um complemento de formação para os docentes em Ciência de todos os níveis de ensino em Portugal.

A iniciativa conta com a colaboração da Escola Secundária D. Dinis, Lisboa, do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras, do Centro de Formação da Associação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã e do Centro de Formação da Associação de Escolas António Sérgio.

Estarão em debate, entre outras, questões como a fiabilidade da informação científica disponibilizada na Web, o processo de aferição do valor e rigor dos recursos digitais ligados à Ciência, bem como o peso efetivo que a Internet tem na aprendizagem dos alunos.

Trata-se de uma ação de formação acreditada, na modalidade de curso de 15 horas.

A língua oficial do encontro é o português, podendo ser aceites comunicações em castelhano e inglês. As comunicações devem ser submetidas até 17 de fevereiro, por e-mail, para submissao.iei@casadasciencias.org.

Exposições no MEC
No edifício do Ministério de Educação e Ciência, na Av.ª 5 de Outubro, durante todo o mês de janeiro, está patente uma exposição do Plano Nacional de Leitura / Ministério da Educação e Ciência e outra exposição do Programa “O Mundo na Escola”.

A exposição do Plano Nacional de Leitura (PNL) propõe-nos cinco retratos de leitores mergulhados no ato de ler: o médico e cientista António A. Coutinho, a atriz Beatriz Batarda, a pintora Graça Morais, o professor de Direito Marcelo Rebelo de Sousa e o músico Rodrigo Leão. Representando diferentes áreas da sociedade portuguesa, estas cinco personalidades têm como traço comum o gosto pelos livros e o prazer proporcionado pela leitura. Para lá do seu valor estético, espera-se que estas fotografias sejam um convite à leitura, servindo para estimular nos cidadãos o desejo de ler, que pode ser praticado a qualquer hora e em qualquer lugar.

O Mundo na Escola é um programa do Ministério da Educação e Ciência que visa a promoção da cultura e da ciência nas escolas e pretende cobrir várias áreas de atividade.


Qualquer cidadão pode fazer aqui a inscrição para receber o Boletim Informativo,
ou solicitar a anulação da mesma.


Ficha Técnica:
Edição — CIREP
Coordenação — Preciosa Pais
Gestão de conteúdos — Lucinda Duarte; Erika Borges; Judite Nozes
Colaboração — Raquel Colaço, Dulcinea Cardim, Anabela Cubal

rodape

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.