Semana da Leitura 2013 – Concurso “Eu escrevo”
No âmbito da 7.ª edição da Semana da Leitura 2013, que vai decorrer de 11 a 15 de março, centrada no tema “Mar”, o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, promove o Concurso “Eu Escrevo”, subordinado ao tema “Ler o Mar”. Pretende-se, a partir de leituras diversas, premiar trabalhos que cruzem a Leitura e o Mar nas suas múltiplas dimensões.
O concurso, de nível nacional, tem como público-alvo as crianças e jovens desde a educação pré-escolar ao 12.º ano de escolaridade, dos estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada. A inscrição está aberta desde o dia 3 de janeiro. A entrega dos trabalhos decorre entre 1 e 31 de março. Os trabalhos candidatos ao concurso devem ser enviados pela escola sede do agrupamento/escola não agrupada, depois de selecionados por nível/ciclo de educação ou de ensino, no período que decorre entre 1 e 31 de março, para o endereço concursos@pnlonline.net.
Para mais informações, incluindo a consulta do regulamento, aceder ao sítio Semana da Leitura – Ler + Escolas.
Colóquio sobre «Educação e o Mundo Digital»
Vai decorrer no dia 24 de janeiro, pelas 18h00, na Escola Secundária Francisco de Holanda (ESFH), em Guimarães, um colóquio subordinado ao tema «Educação no Mundo Digital». A iniciativa enquadra-se no âmbito do Seminário “A Educação no Século XXI”, promovido pelo Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH), que vai decorrer de 21 a 26 de janeiro, nas instalações da ESFH.
Para esclarecimento de dúvidas, contactar o telefone 253513073. Para mais informações, designadamente sobre o processo de inscrição, aceder ao sítio Centrus4.
Espaço “Biblioteca Ativa”
A Rede de Bibliotecas Escolares disponibiliza na sua página na Internet um espaço intitulado “Biblioteca Ativa”. Este espaço propõe-se abordar temáticas de natureza diversa, com o intuito de “refletir, inquietar, discutir e apresentar propostas que reforcem e consolidem o percurso das bibliotecas escolares e as tornem núcleos ativos de acolhimento, aprendizagem e construção pessoal”.
A Rede de Bibliotecas Escolares inicia o Espaço com “Sete propostas para uma biblioteca ativa”. Essas propostas pretendem motivar a reflexão dos professores bibliotecários acerca de um conjunto de possíveis ações, capazes de contribuir para a criação de bibliotecas mais integradas, ativas e aptas a enfrentar as mudanças que as rodeiam.
Para mais informações, consultar o sítio RBE / Biblioteca ativa.
|