Ponha a ciência na sua agenda

Ciência Viva | 16 de Novembro de 2012

 

Na próxima semana ponha a ciência na sua agenda

 

Caro (a) amigo (a),

É já na próxima semana que a ciência e a tecnologia vão estar na ordem do dia em centenas de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e Centros Ciência Viva de todo o país. É a Semana da Ciência e da Tecnologia 2012.

São sete dias de visitas guiadas, exposições, cafés de ciência e actividades em laboratórios para todas as idades, em mais de 450 acções. Vamos conhecer de perto os investigadores e o trabalho que desenvolvem.

Sabemos que é difícil a escolha, aqui ficam alguns exemplos:

Na segunda-feira, dia 19, em homenagem à luz como símbolo do conhecimento, assinalamos o início da Semana C&T com uma sessão sobre a lâmpada. Morreu a lâmpada, viva a lâmpada será no Pavilhão do Conhecimento, às 11.00, com Guilherme Carrilho da Graça (Universidade de Lisboa), Henrique Cayatte (Designer) e Miguel Águas (IST e E-Nova).

Na terça-feira, dia 20, faça uma visita ao Laboratório de Fonética e BabyLab da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e descubra o que diz e percebe um bebé. Talvez vá para casa a compreender melhor o seu.

Na quarta-feira, dia 21, marque lugar no teatro MARIONET, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e assista à peça My Inner Mind, resultante do programa Rede de Residências – Experimentação Arte | Ciência e Tecnologia. Ou então aprenda a conhecer melhor o peixe que consome numa visita ao Mercado de Alvalade organizada pelo Centro de Oceanografia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Na quinta-feira, dia 22, participe num café filosófico-cosmológico organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

Na sexta-feira, dia 23, às 21.30, vamos estender-lhe a passadeira vermelha no Pavilhão do Conhecimento. É a gala de entrega dos prémios de documentários científicos europeus, a European Science TV and New Media Awards 2012. Venha conhecer os filmes vencedores e participar no debate com Dava Newman, investigadora de Astronáutica e Sistemas de Engenharia no MIT e directora do programa MIT-Portugal.

No sábado, dia 24, é Dia Nacional da Cultura Científica em homenagem ao grande divulgador da ciência português Rómulo de Carvalho.

Neste dia, às 16.00, o Pavilhão do Conhecimento acolhe os Prémios Ciência Viva. Após 16 anos a promover a educação e a cultura científica e tecnológica na sociedade portuguesa, são lançados os Prémios Ciência Viva como reconhecimento de mérito excepcional na divulgação científica em Portugal.

O Grande Prémio distingue este ano a editora Gradiva e Guilherme Valente pelos 30 anos da colecção Ciência Aberta. Após esta sessão, Carlos Fiolhais e David Marçal apresentam a sua obra Pipocas com Telemóvel. Aceite o convite dos autores e participe em algumas experiências que ajudam a desconstruir algumas das aldrabices científicas na Internet.

No domingo, dia 25, arme-se em engenhocas e imprima pequenos objectos em 3D no Pavilhão do Conhecimento. Vai ser um dia inteiro de engenho e engenhocas, das 11.00 às 19.00.

E se andar de Metro em Lisboa, a física e a matemática vão consigo: a Ciência Viva, a Associação Ludus e o Núcleo de Física do IST vão levar quilómetros de ciência às estações do Marquês de Pombal, Saldanha, Oriente, Entrecampos, Cais do Sodré e Alameda.

Estas são apenas algumas sugestões. Consulte o programa completo em www.cienciaviva.pt e ponha a ciência na sua agenda. Participe na Semana da Ciência e da Tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.